sexta-feira, 11 de março de 2011

Tutorial para meu amor sobre “Como inserir notas de rodapé”.

Prólogo: Eu sei, eu sei... Tou devendo aquele post de fim/começo de ano com a lista de nomes da galerinha e tals... Enfim! Não reclama e vai lendo isso aí por enquanto!

Outro dia tentei ajudar meu amor a eliminar uma linha desgraçada que resistia a todo e qualquer um dos comandos que ela conhecia neste não menos desgraçado software chamado Word, versão 2007, quando ela apenas tentava criar uma simples nota de rodapé em seu brilhante trabalho de mestrado (mereço beijos?) segundo as normas que são um verdadeiro pé no saco da ABNT. Assim como ela, eu também não fiz o curso de digitação da Microlins não consegui me livrar da maldita linha, até decidir “quebrar” toda a formatação copiando todo o trecho para o notepad e devolvendo-o para o desgraçado Word novamente, recorrendo aos bons e velhos ctrl+c & ctrl+v, que numa livre tradução do dialeto dos safos em informática e plagiadores profissionais, pensadores preguiçosos e ministros alemães significa apenas “copiar e colar”, respectivamente.
Depois, com mais calma e longe da impaciência infantil de terceiros, né, amor?! descobri que aquilo era uma borda criada automaticamente quando digita-se uma linha e em seguida, sem espaçamento nenhum, dá-se enter. Para desabilitar esta função automática idiota, basta clicar na linha criada com o botão direito e escolher a opção “parar de fazer linhas de borda automaticamente” e o software sabiamente antes mesmo que resolvamos quebrar toda esta porra, deixa de fazê-la.
Mas vocês devem estar se perguntando “E o tutorial sobre as notas de rodapé?”. Eu já tinha até me esquecido disso, mas já que vocês tocaram no assunto e demonstraram tanto interesse em aprender vou dar a dica:

Depois de debruçar-me durante dois minutos horas, diante do maldito software supracitado, eis que me deparo com a tal função “inserir notas de rodapé”, que claro, contrariando toda a lógica e expectativas não se localiza no menu “inserir”, pois seria óbvio demais e a gente acharia muito rápido, economizando horas de estresse e preservando nossas colunas e pernas, e sim em “referências”, um ícone que diz “AB¹, Inserir Nota de Rodapé” acima, à esquerda ou simplesmente usando o atalho “Alt+Ctrl+F”, bastando apenas posicionar o cursor após a palavra ou trecho onde se quer criar a nota, sem a necessidade de numerá-la antes, pois quando a função é ativada isto é feito de pronto, direcionando a digitação para ela. É isso!

Espero que tenham aprendido pelo menos a lição de que não devemos esperar que dê em merda um momento crucial para nos atualizar diante das modernidades e avanços tecnológicos do mundo moderno e atual do dia-a-dia cotidiano dos dias de hoje. Deixa eu parar por aqui, antes que eu escreva mais sandices só pra ficar riscando porque eu acho legal fazer isso....

Até por uma questão de honra, tenho que terminar este tutorial com uma demonstração do seu objetivo-mor: uma nota de rodapé.
De outro modo, de nada teria valido a pesquisa intensa a que me submeti para escrever estas laudas e repassar o conhecimento movido pelo sentimento mais puro que um ser humano pode ter: o egocentrismo o amor.

Post Scriptum: Nota de Rodapé¹









___________________
¹ Para meu amor, @JosieMota



Nenhum comentário: